Dicas de Financiamento
Se você não dispõe de todo o dinheiro para comprar um imóvel ou mesmo construir sua casa, a saída é recorrer a um financiamento imobiliário. Não deixe para cuidar do financiamento na última hora: trate do assunto antes mesmo de saber que imóvel comprar. Você ganhará tempo e, com uma carta de crédito, terá a segurança de contar com o dinheiro restante no momento em que precisar. Mas escolha bem que tipo de financiamento comporta a quantia que você pode pagar e defina que banco você prefere. Ao contrair um financiamento, você estará usando dinheiro emprestado por uma instituição financeira, uma construtora ou uma incorporadora. Deverá saldar esse empréstimo de acordo com as normas específicas desse crédito imobiliário, em determinado número de anos, pagando prestações mensais resultantes de um cálculo definido. Se deixar de pagar as prestações, a instituição que lhe emprestou o dinheiro tomará as providências para retomar o bem que você financiou.
Financiamento e valor de parcelas
Os bancos financiam em até 420 meses, sendo que as parcelas não ultrapassam 30% do salário bruto. Também é imposto um limite de idade final de 80 anos. Exemplo: se a pessoa tem 65 anos, só poderá financiar seu imóvel em até 15 anos, quando terá atingido 80 anos.
A renda a ser usada poderá ser composta somando a renda de parentes, amigos e/ou parceiro.
Todo contrato de financiamento garante a quitação total ou parcial em caso de falecimento do possuidor da renda, sendo um seguro de vida e garantindo a estabilidade de sua família em um momento tão difícil.